Você está aqui: Página Inicial / Campus Lagoa do Sino

Campus Lagoa do Sino

Breve histórico sobre o início da construção do projeto campus lagoa do sino

 

A área para implantação de um novo campus para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – posteriormente denominado Campus Lagoa do Sino - foi oferecida para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pelo seu proprietário, Sr. Raduan Nassar em meados de 2010. O magnífico Reitor, Prof. Dr. Targino Araújo Filho, designou uma comissão para avaliar a proposta de doação e elaborar uma proposta de construção de um novo campus. A comissão foi presidida desde o começo pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Paulillo , e envolveu os seguintes professores doutores: Isaías Torres (Campus Sorocaba),  Maria da Graça Gama Melão (Campus São Carlos), Fernando Silveira Franco e Luiz Carlos de Faria (Campus Sorocaba), Marcos Antonio Sanches Vieira e Norberto Antonio Lavorenti (Campus Araras).

A partir de uma visita à área e seguindo os princípios delineados no plano de desenvolvimento institucional da universidade (PDI) da UFSCar, a referida comissão elaborou o projeto denominado “Proposta para Implantação do Campus Lagoa do Sino da UFSCar”, que posteriormente foi apresentado e discutido em três reuniões do Consuni (Conselho Universitário da UFSCar).

A área onde este novo campus localiza-se no município de Buri/SP, a cerca de seis quilômetros da cidade de Campina do Monte Alegre-SP e 16 quilômetros de Angatuba, distante 130 quilômetros de Sorocaba (a 250 km de São Paulo), nas proximidades do rio Paranapanema. As coordenadas geográficas são: 23 º,35’,45” S, e 48º,31’,53” W.

A área possui de 265,8438 alqueires – equivalente a 643,3421 hectares e é mostrada na figura 4, constituindo uma fazenda (Lagoa do Sino) que apresenta alta produtividade de grãos, contando atualmente com 11 funcionários. Naquele momento viviam na área 39 pessoas. A fazenda faz divisa com o retiro Retiro Feliz a leste e com a fazenda Guatambu ao sul. Nos limites da propriedade, onde há o maior lago, encontra-se a pousada Casa do Lago. A área é privilegiada pela localização e relevo suave. Na região, abundam fontes de água e a fazenda conta com 4 açudes, localizando-se a poucos quilômetros do rio Paranapanema. A fazenda possui também como reserva legal uma região de alagados. Além de peixes, nessas águas é comum encontrar-se jacarés e aves. Também na área da fazenda são avistados, com frequência, tamanduás, capivaras e várias espécies de aves.

Figura 1 - Posição da Fazenda Lagoa do Sino em relação a Campina do Monte Alegre

 Figura 1 - Posição da Fazenda Lagoa do Sino em relação a Campina do Monte Alegre

 

A fazenda tem uma grande área irrigada para a produção de grãos, contando com dois sistemas de pivô central que varrem 360 graus (2) e um de setor , com a previsão de implantação de um outro na área a oeste da fazenda. Compõem o patrimônio doado para a UFSCar os equipamentos produtivos como tratores, pulverizadores, colheitadeiras, galpões, quatro silos de armazenagem, sistema de secagem de grãos e outras instalações. Além da sede, existem cerca de nove casas para os trabalhadores e um estábulo.

 

Figura 2 -  Disposição da sede da fazenda (E), da área de banhado (A) e dos pivôs de irrigação (F,C,B,D) 

Figura 2 -  Disposição da sede da fazenda (E), da área de banhado (A) e dos pivôs de irrigação (F,C,B,D)

A implantação do novo campus seguiu os preceitos estabelecidos no PDI da UFSCar, no que se refere a:

  • Respeitar a inteligência e cultura da região;
  • Participar do desenvolvimento regional;
  • Promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Valorizar as atividades agrícolas da região;
  • Manter a área da fazenda em condições de produção anual e posterior comercialização de seus produtos agrícolas e agroindustriais, de modo a subsidiar algumas das atividades do novo campus por meio de programas de extensão.

De modo sintético, a criação do campus Lagoa do Sino justificou-se, em parte, pelos motivos já inseridos na criação do Campus de Sorocaba, com a orientação geral para o desenvolvimento sustentável e a prioridade para os seguintes aspectos:

  • o processo histórico recente de envolvimento da UFSCar com a região de Sorocaba, em função das ações já desenvolvidas e, em particular, com a criação dos cursos compromissados com o desenvolvimento sustentável;
  • a política de expansão da UFSCar, com prioridade para a inovação, excelência acadêmica e o compromisso social e de não separar as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • as competências já desenvolvidas na UFSCar e as áreas de conhecimento que ainda carecem de atenção e de desenvolvimento do conhecimento;
  • as características sociais e econômicas da região de Sorocaba, particularmente com relação aos contrastes que aparecem tanto com relação ao desenvolvimento econômico (próspero parque industrial urbano e correspondente concentração populacional e o desafio de manter o desenvolvimento rural e agroindustrial, com a convivência da agricultura familiar e do agronegócio), envolvendo a transição entre áreas de preservação de florestas e o reflorestamento para fins industriais em grande escala, bem como os contrastes sociais decorrentes dessas características;

Em particular, a criação do campus universitário Lagoa do Sino surgiu não apenas para atender demandas pela abertura de vagas públicas no ensino de graduação. Foi relevante, na proposta pela referida comissão, o grande destaque para a pesquisa e o desenvolvimento do conhecimento para a solução de problemas da sociedade em geral e o desenvolvimento de atividades de extensão envolvendo todo o território que abarca as microrregiões do sul e sudeste do estado de São Paulo, como possibilidades de atividades deste tipo também para as regiões de fronteira do estado do Paraná com o estado de São Paulo.